A Polícia Civil descobriu uma quadrilha especializada em furtar preferencialmente veículos da marca Fiat, especificamente modelo Mobi na região da Cidade Universitária, onde existem campi da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
UJm dos integrantes do grupo furtava os carros, o que fazia abrindo a porta dos veículos com chave de fenda, posteriormente abrindo o capo da frente dos veículos, colocando um módulo e depois embaixo do volante, arrancando o protetor e fazendo a ligação direta.
Em seguida, conduzia os veículos furtados até a Baixada Fluminense, deixando os veículos esfriarem para uma outra equipe retirar o rastreador e os levar possivelmente para um desmanche.
]
Outro membro desbloqueava os veículos e fazia os traslados nos diferentes estacionamentos do complexo federal universitário.
Outros dois, vulgos “Índio” e Henrique “Negão”, o primeiro atuando no Chapadão e o segundo no Shopping Grande Rio, na recepção dos veículos furtados, que depois são cortados para que as peças sejam comercializadas no mercado negro de autopeças.
Segundo a autoridade policial (177280479), levantamento feito pelo Gerencial Web, que aponta índices de crimes, indica ocometimento de, aproximadamente, 63 furtos de automóveis somente na Cidade Universitária, no período de 01/09/2024 até 10/03/2025,= todos os furtos foram cometidos como o mesmo modus operandi, sendo alvos preferenciais, mas não exclusivos, os veículos da marca Mobi.
De acordo com a autoridade policial, as investigações apontam que o Fiat Palio utilizado pelos criminosos foi flagrado em outras sete datas diferentes na Cidade Universitária, coincidindo com furtos registrados de veículos Fiat Mobi, demonstrando o uso recorrente do mesmo automóvel para apoio logístico aos crimes.
Alguns dos envovlidos já estão presos.
FONTE: TJ-RJ