Processo que tramita desde 2019 ainda sem sentença vai julgar participantes de uma guerra que se estendeu durante anos no Morro do Urubu, em Pilares.
A comunidade teve o domínio sucessivo de todas as facções criminosas que atuam no tráfico de drogas da cidade do Rio de Janeiro, sendo, inicialmente comanda pelos integrantes da ADA’, passando pelo ‘TCP’ e, atualmente, é comandada por integrantes do ‘CV’”.
Um dos personagens desta disputa e está entre os réus é o traficante Lindinho. Ele era o dono do morro na época da ADA. Atualmente, está preso em penitenciária federal.
Doca da Penha, ligado ao CV, é atualmente o dono das bocas de fumo.
Lacoste, traficante da cúpula do “TCP” e dono do morro da Serrinha. Emprestou vários fuzis para serem utilizados naretomada do Morro do Urubu, passou a exercer o controle do tráfico de drogas na localidade, sendo considerado seu “dono” a partir do segundo
semestre de 2018.
Feio ligado a ADA liderou vários golpes” no Morro do Urubu para retomar de Lindinho controle do tráfico de drogas. Feio chegou a ir para o Morro do Dezoito e chegou a aceitar elementos vindos da milícia mas o dono, Piolho, não concordou. Feio perdeu o comando e voltou para o Urubu.
Limão também foi chefe do tráfico no Morro do Urubu em substituição a Feio. Participou ativamente nos eventos que a facção “TCP” tentou para retomar o controle do tráfico na comunidade. Com sua volta para o São Carlos, Feio retomou o controle do Urubu.
Messi gerenciou o tráfico no Morro do Urubu, sendo o homem de confiança de Feio. Ele encabeçou diversos conflitos armados na comunidade, visando a retomada do território. Sua prisão levou Trakinas ao comando e ele ficou até o CV tomar.
Paulete chefiou o tráfico no Morro do Urubu em dois períodos e comandou a chefiou a disputa territorial que ocorreu no local, sendo um dos responsáveis pela retomada do Morro do Urubu pela facção do “CV”
Netão era o frente do CV no morro auxiliado por Tio Baby (morto).
Da Dilva também participou da invasão que levou o CV para o morro.
Muitos traficantes que eram ADA no morro pularam para o CV como De Ladinho, Da Rajada e o próprio Baby.
O CV tem figuras importantes no morro também como Maciel e Queli, que promovem bailes funks na comunidade.
Hoje em dia, o TCP costuma a dar baques no Urubu comandados por Messi e Lacoste e o CV revida