A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu 603 pessoas em uma operação que tem o objetivo de cumprir mandados de prisão contra foragidos da Justiça por crimes de roubo, em todas as suas modalidades; de latrocínio; e de receptação. A ação ocorre em todo o estado e conta com a participação de mais de 700 policiais civis
As investigações revelam que a maioria dos roubos praticados são fomentados por narcotraficantes.Uma das facções que exploram o tráfico de drogas no RJ é responsável por cerca de 80% de roubos de veículos e 90% dos roubos de cargas na capital e na Região Metropolitana.
Para aumentar o lucro, as quadrilhas também emprestam armas e auxiliam em outros delitos, como roubo de cargas, de veículos, a transeuntes, a residências, a instituições financeiras e a estabelecimentos comerciais. Os recursos oriundos das atividades ilegais fomentam as disputas territoriais, bem como financiam a “caixinha” dos grupos criminosos.
Durante a ação desta quinta-feira, a Sepol visa a atacar desde os líderes das quadrilhas, passando pelos colaboradores, executores e receptadores.
FONTE: Polícia Civil do Rio de Janeiro