A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do RJ começou, na manhã deste domingo, a transferência de 10 presos considerados de alta periculosidade para presídios federais.
E o primeiro a deixar o RJ foi o traficante Nando Bacalhau, apontado como chefe do Complexo do Chapadão (CV), na Zona Norte do Rio.
Os nomes dos outros que serão transferidos ainda não foram divulgados mas especula-se que Marreta, um dos lideres do CV, seja um dos próximos.
Bacalhau estava preso em Bangu e foi realocado para a Penitenciária Federal de Catanduvas, situada no Paraná.
Ele possui um vasto histórico criminal, com 45 registros que incluem tráfico de drogas, associação ao tráfico, homicídio qualificado, roubo agravado, associação criminosa, falsidade ideológica, constrangimento, posse, uso e venda de armas de fogo e munições….
Desde 2023, Nando Bacalhau foi o 35º preso transferido pelo Governo do Estado para presídios federais. Entre os mais recentes, estão o miliciano Luiz Antônio da Silva Braga, também conhecido como ‘Zinho’, o contraventor Rogério de Andrade e o chefe do tráfico do Morro do Engenho da Rainha, na Zona Norte do Rio, Robson Aguiar de Oliveira, vulgo ‘Binho’.
FONTE: Secretareia de Administração Penitenciária, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Portal dos Procurados do Disque Denúncia