Policiais civis da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) prenderam, nesta segunda-feira (27/11), o homem apontado como líder da milícia que explora o bairro de Jacutinga, em Mesquita, na Baixada Fluminense. Maicon de Souza Castorino foi localizado na casa de parentes, no mesmo município, após 10 dias de monitoramento pela equipe da unidade.
De acordo com os agentes, ele é acusado de matar Rodrigo da Silva Wendt por causa de desavenças pessoais, em agosto deste ano. A vítima e um familiar estavam em Jacutinga quando o autor se aproximou em um carro. Ele anunciou que mataria o homem e deu dois tiros pelas costas. Com a vítima já caída, o criminoso faz mais dois disparos contra sua cabeça. O familiar de Rodrigo só não foi morto porque conseguiu fugir do local.
As investigações demonstraram que a vítima estaria cometendo pequenos delitos no bairro, o que desagradou o miliciano. O preso estava foragido da Justiça desde o crime.
Uma testemunha afirmou que o autor dos disparos seria o miliciano Maicon de Souza Castorino, que lidera um grupo paramilitar que domina a região onde os fatos ocorreram. A vítima reconheceu o acusado como sendo o chefe da milícia do bairro Jacutinga esclarecendo, inclusive, que já o conhecia da região e que o vê com frequência ostentando armas de fogo.
Maicon fazia parte da quadrilha do vereador Maurinho do Paiol, acusado de comandar uma milícia em Nilópolis. Na época, ele atuava no domínio dos pontos de mototáxi, recebendo ainda valores provenientes de quantias cobradas de mototaxistas atrelados aos referidos pontos. Também possuía como atividades o comércio ilícito de cigarros e a negociação ilícita de armas de fogo, Além disso, participava ainda de empreitadas criminosas organizadas demonstrando relação de proximidade com integrantes da milícia atuante na Zona Oeste do Rio.