Leandro Rodrigues Camelo dos Santos foi o traficante do Comando Vermelho encontrado ferido por PMs durante a guerra em Rio das Pedras, em Jacarepaguá, na manhã deste sábado (23).
Oriundo do Complexo da Penha, ele havia sido preso no dia 18 de fevereiro de 2023, por volta de 18h00min, na Linha Amarela, na altura da saída 2, sentido Barra da Tijuca.
Na ocasião, houve confronto com uma morte e os PMs apreenderam quatro fuzis, três carregadores, granada, 175 munições, além de um colete balístico e um rádio transmissor.
Na ocasião, policiais militares estavam em patrulhamento pela via quando foram abordados por um indivíduo não identificado para comunicar sobre uma tentativa de assalto ocorrida quilômetros atrás, estando os criminosos a bordo de um veículo Jeep Compass, cor preta, inclusive com o uso de um fuzil, conforme ainda narrado pelo indivíduo.
Diante da informação, a estratégia dos agentes de segurança foi realizar uma blitz na Linha Amarela e, dessa forma, reduzir o tráfego na via, a fim de aguardar a passagem do referido veículo.
Passados alguns minutos, os policiais observaram um Jeep Compass preto, cujo motorista demonstrou certa hesitação quando avistou a blitz policial e, em seguida, pegou a pista do canto, com a dissimulação de ligar o pisca-alerta.
Imediatamente, os policiais procuraram abrigo sobre as muretas e aguardaram o veículo se aproximar, já com toda a atenção voltada para o veículo suspeito. Os agentes ainda deram ordem de abaixar os vidros do veículo e tiveram que repetir diante da negativa dos indivíduos dentro do carro.
Nesse momento, o condutor do veículo abaixou os vidros e disse “calma, calma” e, subitamente, o condutor e passageiro pularem do veículo em movimento, em tentativa de empreender fuga do local. Os denunciados, no entanto, não conseguiram fugir porque as características da via lhe impossibilitaram, bem como a abordagem da guarnição local.
Ao mesmo tempo, parte da equipe dividiu a atenção entre os indivíduos rendidos e o carro que descia pela via, desgovernado, sem condutor, quando perceberam que havia um terceiro indivíduo dentro do carro, que tentava se esconder abaixado.
O policial militar SD Pena, que participava da abordagem, deu ordem de parada e rendição para o indivíduo que estava dentro do carro, o que não foi obedecido, até que ficou bem perto do veículo e, ao perceber que o indivíduo estava portando um fuzil e iniciou a reação, efetuou disparos em direção ao indivíduo, que não resistiu e faleceu no local.
Após, os policiais militares pediram reforço policial e realizaram revista no veículo, momento em que localizaram os fuzis, munições, granada e rádio comunicador.
Leandro e comparsa foram conduzidos para a delegacia.
Ele pegou quatro anos e seis meses de prisão.