Foi autorizada no dia 29 de outubro a transferência do traficante Nando Bacalhau para um dos presídios federais da União, em outro Estado da Federação, estabelecendo o prazo de 03 (três) anos, enquanto permanecerem íntegro os motivos de interesse da segurança pública.
Além disso, Nando Bacalhau deve ficar na Penitenciária Laercio da Costa Pellegrino (Bangu I) até que seja efetivada a sua transferência a unidade prisional federal,
Integrante da facção criminosa Comando Vermelho, Bacalhau possui condenações que ultrapassam 62 anos de reclusão. Figura como autor ou envolvido em 77 (procedimentos policiais e ostenta 55anotações criminais pela prática de diversos delitos, tais como roubo, latrocínio, homicídio simples e qualificado, tráfico e associação para o tráfico de entorpecentes, possuindo histórico de ser um criminoso violento, contando com mais de 13 homicídios em sua ficha criminal.
Consta ainda que possui influência nas atividades delituosas em 13 comunidades do Município do Rio de Janeiro, como o Complexo do Chapadão, e tem participação relevante na orcrim e exerce papel de liderança, o que é reconhecido inclusive em decisões judiciais.
O criminoso esteve acautelado na Penitenciária Muniz Sodré em 2000, no Presídio Ary Franco, em 2001, na Penitenciária Dr. Serrano Neves, 2004, onde ganhou liberdade condicional. Em 2005, foi preso novamente e teve passagens pela Cadeia Pública Jorge Santana de 2005 a 2007 e no Instituto Penal Edgard Costa, também em 2007, onde ganhou liberdade condicional novamente.
Em seu último ingresso no sistema penitenciário fluminense, Bacalhau”, em 2012 ficou custodiado na Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino, na Penitenciária Gabriel Ferreira de Castilho de 2012 a 2013, quando foi transferido para o Sistema Penitenciário Federal, permanecendo nele até dezembro de 2020.
Ele foi preso pela última vez em 2012 em Guarulhos, SP. Ele foi preso em um apartamento e estava na companhia de seu guarda-costas, Saulo Cristiano de Oliveira Dias, o “SL do Chapadão