O miliciano Pezão, que obteve o livramento condicional em 9 de outubro, teria assumido como o frente da milícia de Rio das Pedras, em Jacarepaguá, após as prisões de Dalmir Pereira Barbosa, o Barriga, e seu filho Taillon de Alcântara, essa semana.
Um indivíduo chamado Carlos seria seu principal gerente.
Pezão havia sido preso no início do ano passado junto a outros milicianos e acabou condenado pela prisão a sete anos e dois meses de prisão em regime semiaberto.
Quando foi preso, policiais civis em ação pela Operação Cidade Integrada, cujo o objetivo é a retomada de territórios situados em comunidades dominadas pelo crime organizado, bem como a prisão de seus integrantes, apuraram, por meio do setor de inteligência, que haveria uma reunião da cúpula da milícia do Rio das Pedras em uma localidade conhecida como “Areinha”.
Equipes em cinco viaturas descaracterizadas se dirigiram a esta comunidade, e ao ingressarem na localidade, observaram que os indivíduos alvos da investigação estavam reunidos e, em seguida, iniciaram o deslocamento em motocicletas, com duas pessoas em cada, totalizando aproximadamente doze homens, permanecendo as motocicletas reunidas durante o deslocamento.
As equipes policiais seguiram as motocicletas e, mais a frente, tentaram abordar as motocicletas, quando ouviram disparos de arma de fogo. Neste momento, os agentes da lei precisaram revidar a injusta agressão, a fim de cessarem os disparos de arma de fogo.
Pezão foi detido após ser perseguido ao correr em fuga, portando uma arma de fogo, em direção a uma mata pantanosa de difícil acesso, que fica atrás de um condomínio.
Segundo os agentes da lei, Pezão era o responsável pela milícia da comunidade Rio das Pedras enquanto Mágico estava preso e quando Taillon foi para a cadeia também na primeira vez.
Pezão teria entrado em luta corporal, resistindo a prisão violentamente, a fim de garantir sua evasão.
A arma de fogo que portava foi ocultada e não foi apreendida.
Segundo os autos, Pezão era sempre visto na comunidade rodeado de milicianos que fazem sua segurança.