Um miliciano do grupo de Juninho Varão preso ano passado foi condenado a somente quatro e seis mess de prisão ao ser flagrado com um caderno com uma lista de comnércios e casas que seriam cobradas pelo grupo.
Consta dos autos que, no dia 24 de novembro de 2023, policiais civis lotados na DRE, receberam informações de inteligência que davam conta que o suspeito realizava cobranças extorsionárias a comerciantes no bairro de Jardim Pernambuco para milícia local.
Ato contínuo, por volta das 17h, na Rua Recife, Presidente Juscelino, Nova Iguaçu/RJ, em diligência na localidade visando apurar os dados obtidos, os agentes da lei lograram prender o bandido de posse de caderno com anotações da contabilidade da milícia e R$857,00 em espécie e um telefone celular.
Na ocasião, o criminoso afirmou integrava milícia privada comandada por Juninho Varão.”, efetuando as extorsões impostas pelo miliciano de vulgo “Oliveira” e que deixava os valores espúrios arrecadados dos comerciantes no trailer.
Os policiais, então, dirigiram-se ao local do trailer por ele indicado e abordaram o dono, o qual teria confessado informalmente já ter guardado dinheiro do “recolhe” da milícia local, porém, tempos atrás.
A área onde ocorreu a prisão é de notória dominação miliciana e o modus operandi de recolhimento das cobranças, ora flagrada, sem arma de fogo, corresponde ao atual modelo de atuação implementado pelas associações paramilitares, vez que reduz eventuais perdas de valores pecuniários, dado o constante risco de abordagem policial.”
Quando foi preso, o miliciano que seria condenado estava em uma bicicleta, portando dinheiro e caderno de anotação, no qual continha uma lista com cobranças dos comércio e das casas.
A esse respeito, destaca-se as seguintes inscrições: “Av. Recife”, “Estrada de Madureira”, “Doutor Mario Pinote” Curva do S pra esquina P” e “Ouro Preto”. Vinculadas às inscrições acima mencionadas, acham-se nomes de pessoas e estabelecimentos e, em sua grande maioria, há especificação do comércio e do valor pago. De posse desse esquema, é capaz de ser assinalado se determinada pessoa adimpliu ou não ao pagamento de determinado mês e isso é registrado com o símbolo de “PG