O traficante Wilton Carlos Rabello Quintanilha, o Abelha, financiou uma guerra entre o Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro em Cabo Frio, na Região dos Lagos, no ano passado.
Segundo investigações, Abelha tentou primeiramente fazer com que traficantes do TCP pulassem de facção.
Como não conseguiu, forneceu armas e homens para que bandidos da Rainha da Sucata começaram a invadir redutos rivais dos morros que ligam ao bairro do Jacaré.
“Foi uma guerra financiada abertamente por Abelha na cidade. Esse financiamento ocorreu de uma forma bem mais agressiva do ponto de vista comercial chegando com armas, recrutamento e insistência para que os traficantes do TCP mudassem de facção. O Comando vermelho ia tentar fazer uma coisa mais silenciosa, cooptando e pagando para as pessoas pularem de facção, mas não conseguiram, aí foi para a guerra aberta;”, diz trecho da investigação.
Na época dos fatos, havia um cenário de expansão do CV na cidade e os focos eram Unamar e a Boca do Mato.
Abelha na época ainda estava na Penha e coordenador das células municipais da facção de modo que cooperava com sua autoridade para que os comparsas Demizinho e Pablo Escobar (preso há pouco tempo) exercessem a atividade criminosa no bairro Unamar.