Rio das Pedras, berço da milícia no Rio de Janeiro e alvo do Comando Vermelho também está sendo ocupada pelas forças de segurança nesta segunda-feira
A ação ocorre também no Terreirão, César Maia/Coroado, ambas também dominadas pela milícia e cobiçadas pelo CV, Cidade de Deus, Muzema, Gardênia Azul, Tijuquinha, Fontela, Morro do Banco e Sítio do Pai João.
O patrulhamento foi intensificado nos principais eixos viários da Barra da Tijuca, Recreio, Itanhangá, Jacarepaguá, Vargem Grande e Vargem Pequena, incluindo as avenidas das Américas, Ayrton Senna, Lúcio Costa, Salvador Allende e Abelardo Bueno, a Estrada dos Bandeirantes e a Rua Edgar Werneck,
Além de 2 mil policiais, a operação conta com .300 viaturas, 37 motocicletas e dois helicópteros, apoiados por um grande aparato tecnológico, que inclui drones com câmera de reconhecimento facial e de leitura de placas. Além disso, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel foi instalado ao lado da base do Barra Presente, na Avenida Ayrton Senna.
Nas primeiras horas de ação, os policiais efetuaram três prisões, apreenderam um carro com três granadas dentro – encontrado na Linha Amarela, após a fuga de bandidos -, uma arma beretta 9 mm, 102 papelotes de maconha e dinheiro em espécie. Além disso, uma fábrica de gelo, na Cidade de Deus, foi autuada por poluição do solo – com vazamento de óleo direto para rede de esgoto. O estabelecimento também realizava furto de água.
Também estão sendo cumpridos diversos mandados de busca e apreensão e mandados de prisão em aberto.
-A ação busca capturar criminosos que estão com mandado de prisão em aberto, e também as novas prisões em flagrante.