Um PM foi morto em um ataque de bandidos no Morro do.Urubu, em Pilares.
Rafael Galvão da Costa era capitão
O militar ainda chegou a ser socorrido por colegas de farda e levado a um hospital mas não resistiu.
A Secretaria de Estado de Polícia Militar lamenta a morte do Capitão Rafael Galvão da Costa, lotado no 3° BPM (Méier), ocorrida na manhã desta quarta-feira (03/07).
O policial foi ferido durante uma ação na comunidade do Morro do Urubu, em Pilares, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O militar chegou a ser socorrido ainda com vida para o Hospital Municipal Salgado Filho, na mesma região, mas não resistiu aos ferimentos.
A ação tinha como objetivo prender criminosos envolvidos em episódios de roubos de veículos e cargas, em diferentes pontos da Zona Norte, além de coibir a movimentação de criminosos envolvidos em intensos confrontos durante disputas territoriais promovidas por grupos criminosos rivais.
Na ação, os policiais militares do 3° BPM (Méier) realizavam patrulhamento em busca de lideranças do grupo criminoso que atua na localidade do Morro do Urubu, quando foram atacados por homens armados que efetuaram diversos disparos contra a guarnição.
O Capitão Galvão tinha 41 anos e ingressou na Corporação em 2009. Ele deixa esposa e dois filhos. No fim do mês de maio deste ano, o oficial foi promovido por bravura ao posto de capitão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, por ter participado da ocorrência em que policiais militares do 3° BPM (Méier) prenderam 15 homens e apreenderam seis fuzis impedindo a fuga de criminosos pela Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, em março de 2023.
Até o momento, não há confirmação do horário e local do sepultamento do militar.