Segundo informações da Justiça, o traficante vulgo Nescau, que está preso, seria atualmente o frente do Complexo do Chapadão, em Cosgta Barros, área dominada pelo Comando Vermelho. Ele foi jogador de futebol. atuando por times da Bahia e de Roraima,
Investigações apontam que ele continuaria exercendo a liderança dentro da estrutura criminosa, estabelecendo os objetivos da organização e investindo de poderes os seus comandados.
De acordo com denúncias, Nescau vitimou muitos moradores chamando as vítimas para dentro do carro para conversar,
Nescau havia sido preso em 2023 em São João de Meriti quando portava um fuzil,.carregador e 10 munições;. O fuzil estava com a numeração suprimida, e ao avistar a aproximação dos policiais se rendeu prontamente. Na ocasião, estava planejando uma invasão ao condomínio Trio de Ouro, na mesma cidade.
Além de controlar o comércio de drogas, a distribuição de armas de fogo entre os seus comandados e a realização de roubos por meio destes, o denunciado determina ataques e execuções de traficantes de comunidades rivais e de agentes de segurança pública, com o fim de aumentar e/ou manter os domínios territoriais dos seus pontos de vendas de drogas.
A quadrilha do Chapadão atua de modo estruturalmente ordenado e com divisão de tarefas e é voltada para obtenção de vantagens financeiras por meio da prática reiterada de diversos crimes, cujas penas máximas são superiores a 4 (quatro) anos.
Conforme restou apurado, o Complexo do Chapadão é dominada por organização criminosa pertencente à facção criminosa “Comando Vermelho”, que atua na região há muitos anos, explorando como atividade principal o comércio ilegal de drogas, porém, de maneira acessória, também explora a prática dos crimes de porte ilegal de armas de fogo, roubos e homicídios,