Um jornalista ,proprietário de um jornal digital no Rio de Janeiro foi preso suspeito de ser o responsável pela contabilidade e gerência das contas bancárias de uma quadrilha de traficantes no Paraná. Ele foi preso no Grajaú.
Trata-se de Ricardo Lyra Ribeiro, CEO do “Jornal Corporativo” e do site “Nação Brasil’,
A investigação começou em março de 2023 com a apreensão de quase duas toneladas de maconha em um fundo falso de um caminhão frigorífico.
Após identificado o local onde a droga seria armazenada, a Polícia Civil do Paraná localizou um segundo caminhão frigorífico com fundo falso com grande quantidade de munição de fuzil e um “bunker”, implantado em um chiqueiro de porcos, na cidade de Toledo.
As investigações apontaram que a distribuição das drogas era feita a partir de caminhões frigoríficos por conta da dificuldade de fiscalização já que o rompimento do lacre pode comprometer a carga armazenada.
Os valores obtidos com a venda de drogas era mascarado a partir da obtenção de bens móveis, imóveis e ouro. Os líderes da quadrilha ostentavam padrão de vida elevado, com apartamentos e casas de alto padrão, viagens, carros luxuosos e veículos aquáticos.
Em quatro anos, o grupo fez circular mais de R$ 100 milhões por meio de dinheiro em espécie e transações bancárias feitas em contas de “laranjas” e testas de ferros – muitas delas empresas de fachada criadas apenas para movimentar os valores dos negócios ilegais.
Entre os investigados está também um policial civil do Estado de São Paulo, afastado na primeira fase da Operação e que teve a prisão preventiva decretada nesta segunda fase das investigações.