A operação que foi realizada hoje a tarde no Complexo da Maré e também na Rocinha era para desarticular uma quadrilha que está vendendo roupas de grife roubadas.
Segundo os policiais, o grupo atua na Nova Holanda e Parque União e tem ramificações na Rocinha e em comunidades da Baixada Fluminense.
A investigação da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas começou depois de uma sequência de roubos de carga de alto valor, especialmente de roupas de grifes famosas.
Somente em uma destas ações, o prejuízo estimado foi de mais de R$ 3 milhões em itens de vestuário.
Os crimes são praticados por bandidos do Comando Vermelho, sendo que muitos deles contam com informações privilegiadas, de empregados das próprias empresas transportadoras, que repassam dados da carga para os criminosos.
As investigações apontaram para um esquema de transbordo de cargas nas comunidades, sempre com homens armados.
As mercadorias eram distribuídas no interior das comunidades e para comercialização junto a vários receptadores, geralmente, empresários do ramo, com destino a estabelecimentos dentro e fora das favelas.
Os policiais já recuperaram diversas roupas de grife roubadas, ocasionando a prisão em flagrante de um empresário pelo crime de receptação qualificada.