Policiais civis receberam informação de inteligência de que um grupo de traficantes, oriundo do Complexo do Salgueiro, iria praticar um roubo à residência de um empresário, localizada na Rua Caxambu, no Bairro da Trindade, Município de São Gonçalo.
De posse de tais informações, os agentes da lei, ao chegarem no local, tiveram a atenção voltada para um veículo GM Cobalt (cor prata) deslocando-se baixa velocidade, e dois indivíduos em duas motos, os quais circulavam pela rua como se fossem ¿batedores¿.
Segundo os policiais, o veículo parou em frente à residência, situada na rua desembarcando um bandido vestindo roupas e luvas pretas, com um volume na cintura.
Nesse momento, um ocupante de uma das motos desembarcou e caminhou em direção ao veículo em que os policiais se encontravam, momento em que os policiais desembarcaram da viatura descaracterizada com o intuito de abordar os suspeitos que se encontravam no veículo Cobalt.
O homem não identificado que se encontrava em uma das motos, ao perceber a presença dos policiais, efetuou dois disparos de arma de fogo e empreendeu fuga.
O outro indivíduo não identificado que estava na moto Yamaha Fazer e, naquele momento, andava a pé, empreendeu fuga pulando um muro.
Os policiais procederem à abordagem dos suspeitos que se encontravam dentro do veículo Cobalt, foram surpreendidos com os disparos efetuados pelo criminoso vulgo Gugu, que ao abrir a porta traseira do lado direito do veículo efetuou um disparo com um revólver, cal. 38, com numeração suprimida, vindo o bandido a ser atingido por um disparo de arma de fogo no pulso.
Os outros que se encontravam no veículo se renderam e deitaram no chão. O criminoso que usava roupas e luvas pretas luvas pretas, no momento da abordagem dos policiais, correu em direção a um agente, que ao perceber que ele sacaria a arma que estava em sua cintura, uma pistola 9MM de numeração suprimida, não teve outra opção a não ser efetuar disparos contra ele, vindo este a ser atingido na perna.
Com os criminosos, além das armas de fogo, ainda foi arrecadado um simulacro do tipo pistola, um simulacro do tipo fuzil, uma balaclava e diversos lacres costumeiramente utilizados como algemas.
Ainda, em sede policial, a placa que o veículo apreendido ostentava não condizia com as características do veículo, claramente em sinal de adulteração do sinal identificador do veículo.