Depois de mais de dois meses do crime, a Justiça decretou a prisão de um traficante do Comando Vermelho que havia saído da Amigos dos Amigos (ADA) e participou de uma tentativa de triplo homicídio em janeiro em Macaé como forma de mostrar lealdade a sua nova facção.
O fato ocorreu em 30 de Janeiro de 2024, por volta das 21:05hs, na Rua Via do Sol, em frente ao Nº522, Novo Cavaleiros.
O bandido agiu junto com um adolescente e um outro indivíduo ainda não identificado, imbuído de intenção de matar, teria efetuado disparos de arma de fogo contra A.P.O, G.R.S e R.J.N.J que só não vieram a óbito porque as vítimas fingiram estar mortas e, logo depois, foram socorridas por populares e levadas ao Hospital Municipal de Macaé.
O crime teve motivação fútil, em contexto de guerra entre facções armadas que disputam território para prática de tráfico de drogas, na qual o triplo homicídio tentado teria sido praticado primordialmente como forma de ingresso e de lealdade do denunciado e seus comparsas junto ao CV, após terem deixado a ADA, organização criminosa que controlava o local anteriormente.
O crime foi praticado mediante surpresa, por meio que dificultou a defesa das vítimas, que estavam distraída e desarmadas no momento em que foram atingidas pelos disparos.
O crime foi praticado por meio do qual poderia resultar perigo comum, eis que foram efetuados disparos de arma de fogo em via pública, em área residencial, com trânsito de pessoas e veículos.
O crime foi motivado para assegurar vantagem econômica decorrente da prática de tráfico de drogas nas localidades conquistadas e mantidas pela organização criminosa CV.