A Secretaria de Estado de Polícia Militar mobilizou 3,200 agentes para atuarem antes, durante e depois do show da cantora Madonna neste sábado, na Praia de Copacabana..
O efetivo estará distribuído por toda a região destinada aos espectadores e nas ruas de acesso à área do show.
O policiamento na cidade não será alterado já que os PMs empregados no show estariam de folga, em suas unidades.
A corporação vai inaugurar na operação o recém-adquirido Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, instalado em um caminhão de grande porte que ficará estacionado na Praça do Lido.
O CICC Móvel é equipado com telas para receber imagens das câmeras distribuídas na orla e vias de acesso, assim como de drones e aeronaves tripuladas em tempo real. Todas as câmeras terão dispositivos de reconhecimento facial.
Haverá também durante a utilização de gradis, com 18 pontos de revista equipados com câmeras de reconhecimento facial e com policiais utilizando detectores de metais.
Outros 18 pontos de bloqueio serão instalados nas ruas de acesso à orla e 64 viaturas e 12 motopatrulhas integrarão o policiamento motorizado.
A PM vai empregar ainda 65 torres de observação, além de tendas e quadriciclos utilizados pelas equipes em ostensividade pela faixa de areia.
As saídas das estações do metrõ de Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo do metrô também contarão com equipes realizando revistas e utilizando detectores de metais.
Unidades como Grupamento Aeromóvel (GAM) – que realizará o monitoramento aéreo – do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e das Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) participarão da operação.
Estão sendo esperadas 1,5 milhão de pessoas nos show.