Autos revelam como a polícia prendeu o miliciano Jefferson Araújo dos Santos, o Chica, e seu comparsa PTK em Seropédica na última segunda-feira.
Um detalhe: o bandido tinha cocaína com etiquetas da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) prontas para a venda.
A polícia também usou drones na operação que capturou os criminosos.
Chica disse que teria sido agredido com um chute no rosto por um policial civil.
Consta no auto de prisão em flagrante que policiais civis lotados na DHBF relataram que no dia 29/04/2024, por volta de12h, receberam informações do setor de inteligência, informando que os milicianos conhecidos pelos vulgo Chica e PTK” , estariam escondidos em uma residência situada na Rua Pedro Santana, altura da numérica 20, em Seropédica.
Diante das informações, duas equipes policiais se dirigiram ao local, também participando da operação policiais da DRF.
Ao chegarem no endereço, os policiais notaram que havia dois homens pulando o muro assim que viram a chegada dos policiais.
Uma equipe estava auxiliando com a utilização de drones e passou a informação sobre a fuga dos indivíduos por meio do whatsApp.
Duas equipes de policiais pularam o muro para dentro do quintal, atrás dos indivíduos que tentavam fugir para a casa ao lado.
Outras equipes permaneceram realizando o cerco e outras duas equipes entraram no imóvel localizado à Rua Pedro Santana, altura da numérica 20.
Dentro da casa foi encontrada uma mulher que se identificou como proprietária do imóvel.
Ela afirmou que já havia se relacionado com Chica no passado.
Durante as buscas no interior de todo o imóvel, após a mulher franquear a entrada foi encontrada uma mochila contendo: dois carregadores de fuzil completamente carregados de munições de fuzil calibre 762 e 2 rádios comunicadores.
Também foi encontrado um fuzil 762 modelo G3, sem numeração e carregador completamente municiado, além de duas capas de colete balístico com três carregadores de fuzil em cada, todos completamente municiados.
No total, foram apreendidas 205 munições de calibre 762, distribuídas entre os 10 carregadores.
A outra equipe que havia pulado o muro, perseguiu os dois indivíduos, que tentavam se esconder nas residências vizinhas, acessando todas elas pelos muros.
Em determinado momento, após monitoramento dos demais policiais, a equipe se dirigiu à última residência da rua, tendo a entrada franqueada pelo proprietário.
Os dois milicianos foram encontrados dentro da casa, sendo PTK encontrado no banheiro e Chica dentro de uma guarda roupa.
No bolso de Chica foi encontrada a chave do veículo Renault Oroch que estava estacionado na frente da casa aonde os paramilitares estavam escondidos.
Após abrirem o veículo, os policiais localizaram 1 balaclava, 1 de bloqueador de sinais, 3 radiocomunicadores, além de uma bolsa com cerca de 300 pinos de cocaína, 1 granada;
Em consulta aos sistemas da Polícia Civil, foi verificado que o veículo Renault Oroch, placa RJL3I94 era produto de roubo, conforme RO 029-04659/2024.
De acordo com o laudo pericial,houve apreensão de 210g de cocaína, acondicionada em 300 cápsulas com a inscrição “Km 32 TCP pó do Km 32 TCP pó de R$ 20 todo certo prevalece”.
O laudo técnico constatou que a granada era apta a detonar com eficácia.
“A alta quantidade e a natureza altamente lesiva da cocaína, sua forma de acondicionamento, separada em diversas embalagens prontas para comercialização, inclusive com preços e inscrições de facção criminosa, bem como a apreensão de fuzil, armas de fogo de altíssimo potencial lesivo e de uso restrito, utilizada inclusive em situações de guerra, 205 munições de calibre 762, distribuídas entre os 10 carregadores, 5 rádios comunicadores, granada, além de bloqueador de sinal e balaclava, revelam a gravidade concreta do delito e configuram indícios de que o custodiado integre a associação criminosa, fazendo do tráfico armado de drogas seu meio de vida”.