Em depoimento à Justiça, o miliciano General que foi preso durante guerra entre criminosos que deixou um estudante morto e duas crianças baleadas no Centro de Seropédica na última terça-feira não falou sobre Chica, apontado como o pivô da disputa.
Ele falou que é integrante da milícia do falecido Tubarão de Seropédica, exercendo a função de braço armado da associação.
Ainda, disse que os grupos que participaram do confronto foram a milícia do Tubarão, que possui influência na região, e a milícia do Zinho, que tenta tomar o controle da localidade, ressaltando que o confronto foi iniciado pelos elementos conhecidos como “Vitinho” e “Bigode”, que integravam a milícia do Tubarão, porém passaram a integrar a milícia do Zinho.
O que se sabe é que Chica herdou as áreas de Tubarão na cidade e que Vitinho e Bigode são do bairro do Chaperó, em Itaguaí
A partir da análise das câmeras de segurança dos estabelecimentos comerciais da região, a polícia constatou que havia três criminosos armados dentro do veículo Jeep Renegade, os quais estavam extorquindo os comerciantes locais, exigindo o pagamento de taxa. Este grupo foi interceptado por dois veículos Nissan Versa, dos quais desembarcaram ao menos sete homens fortemente armados, iniciando-se o confronto.
Os policiais militares que estavam no DPO ouviram disparos de arma de fogo vindo do Centro de Seropédica. De imediato, a equipe saiu em patrulhamento, vindo a encontrar a vítima Bernardo Vieitas Paraíso sem vida, na Avenida Ministro Fernando Costa, nº 375 B, Centro, Seropédica, em frente ao Faraó Supermercados Seropédica.
Ao lado do corpo da vítima foi encontrado uma granada. Foi realizada uma varredura no local, sendo encontrado do outro lado da rua um miliciano baleado nas costas e no braço.
O criminoso ferido estava portando um fuzil Colt, calibre 5.56, com numeração suprimida, quatro carregadores e 105 munições intactas de mesmo calibre, além de uma pistola calibre .9mm, com numeração suprimida, um carregador contendo 13 munições de mesmo calibre, um colete balístico com duas placas e um telefone celular iPhone.
Ele foi socorrido para o Hospital Geral de Nova Iguaçu.
Dois veículos foram abandonados no local, um Nissan Versa placa LRD3559 com registro de roubo (RO nº 058-002305/2024) e um Jeep Renegade LTH7000 também com registro de Roubo (RO nº 042-016587/2023).
Além da vítima fatal, duas crianças também foram atingidas pelos disparos, sendo encaminhadas para atendimento médico. Uma menina de três anos está em estado grave. Concomitantemente a isso, outra equipe de policiais militares também procedeu à Avenida Ministro Fernando Costa, km 49, Centro, Seropédica, para apurar a informação de um tiroteio em frente ao Mercado Seropédica.
A notícia dava conta que o confronto foi em razão de disputa territorial entre milícias rivais. Ao chegarem no local, populares pediram auxílio aos policiais e relataram que um dos milicianos que participou do confronto estava escondido no interior da Farmácia Atual, fazendo os funcionários do estabelecimento de refém.
Policiais civis e militares se dirigiram até o estabelecimento e, nos fundos da loja, junto ao acesso ao depósito, encontraram General saindo em direção ao acesso à frente da loja. Tão logo viu os agentes, ele disse “Perdi meu chefe”.
Em varredura no local, foi arrecadada uma pistola calibre .9mm, com numeração suprimida, um carregador contendo dezesseis munições intactas.
O armamento estava enrolado em uma calça jeans dentro de uma sacola plástica em cima da pia do banheiro.
Com o indiciado, havia R$ 1.500,00 em espécie.
Indagado, General confessou aos policiais que estava com a arma, alegando que a teria recebido de um comparsa de nome Vinícius.
Ainda, admitiu ser integrante da milícia de Seropédica, exercendo a função de GAT – Grupo de Ações Táticas, o braço armado da milícia.
Em sede policial, General confessou que se escondeu nos fundos da Farmácia Atual após um confronto por disputa territorial entre milícias rivais no Centro de Seropédica.
Admitiu a propriedade da pistola apreendida, porém negou ter efetuado qualquer disparo com o armamento.