Documento da Justiça revela que a facção criminosa Comando Vermelho proibiu o cumprimento de mandados judiciais em todas as
ruas de acesso às comunidades integrantes do Complexo de favelas da Penha, ameaçando de morte qualquer oficial de Justiça encontrado na localidade.
A Justiça precisava cumprir um mandado de intimação ao traficante Pedro Paulo Guedes, e não o fez na Comunidade Vila Cruzeiro, no bairro da Penha, em razão do alto risco à integridade física, do agente do Poder Público.
O documento diz que a facção está em guerra com o grupo rival que comanda o Complexo de Israel e esteve também antes com uma milícia que agia em Brás de Pina.
O resultado desta guerra é que vez por outra há intensa troca de tiros nestas mesmas ruas de acesso chegando ao cúmulo de parar as avenidas Vicente de Carvalho e Brás de Pina.
O tráfego de motos/olheiros por estas mesmas ruas é grande e, dependendo da proximidade armados inclusive com fuzil e metralhadora.
Por conta do perigo, a Justiça tentou contatar as partes por telefone e meios eletrônicos, mas não obteve êxito.
A Justiça também deixou de procurar a Associação de Moradores da comunidade correspondente uma vez que a mesma se encontra no interior da favela.
A respectiva UPP desta área, subordinada ao 16º BPM, sempre se prontifica a auxiliar , porém, sem garantir sua integridade física, dos policiais e dos moradores.
O relatório cita que, em 12/08/2021, foi assassinado mais um militar na Rua Dr. Luiz Gaudie Ley, após uma abordagem de uma moto em uma/ blitz.
Ademais, 18/05/2022, foi amplamente noticiado nas mídias que um helicóptero particular foi alvejado por tiros de traficantes, que confundiram com o helicóptero da Polícia Militar.
E ainda a operação policial ocorrida em 23/05/2022, em que contabilizou 25 mortos, havendo inclusive como vítima moradora da Comunidade no Complexo da Penha.
Ressalte-se ainda, a última operação das Forças de Segurança do Estado no Complexo do Alemão, em 21/07/2022, que contou com a morte de 18, entre eles duas civis e um Policial Militar alvejado em plena UPP. Episódio em que foi amplamente divulgado, que os bandidos fugiram
pela mata para o Complexo da Penha, este que abriga elementos foragidos da Justiça, desta Facção criminosa de todo o Brasil.
Devido a todos esses perigos, o mandato foi recolhido ao cartório.